A Flores prioriza o recrutamento interno para preenchimento de vagas no seu quadro de lotação. Para este fim, disponibilizou aos colaboradores um cadastro para identificar pessoas com potenciais apropriados para cada função. O banco de talentos gerencia todos os cadastros, ranqueando os candidatos às vagas.

O processo de educação corporativa teve inicio em 1999, apoiado no conceito de centro de treinamento. As necessidades de treinamento são levantadas, analisadas e atendidas em função da operacionalização das estratégias, do desempenho planejado, das necessidades de crescimento profissional e das carreiras.

A partir de 2004 a organização migrou de centro de treinamento para universidade corporativa. Neste novo ambiente de aprendizagem as competências são mapeadas e o seu desenvolvimento atendido internamente, por meio da Gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional, da rede de instrutores internos ou mediante a construção de parcerias estratégicas (parceiros de aprendizagem). A empresa possui um portfólio de treinamento amplo e variado que tem atendido às necessidades de T & D, do plano de carreira, da operacionalização das estratégias e do Sistema de Gestão Integrado.

Dentro das atividades, independentemente do atendimento das demandas decorrentes do desenvolvimento de competências, os colaboradores são estimulados a buscar educação formal de Ensino Fundamental e Ensino Médio por meio do Telecurso.

É um sistema integrado de certificação destinado aos motoristas do setor de transporte de passageiros. Este curso é oferecido pela Fetranspor e ministrado nas salas de treinamento da Flores. O curso tem 38 horas de duração e é composto de seis módulos. Entre os assuntos estudados estão: direitos, deveres e o papel social, relações Inter organizacionais, marketing pessoal e qualidade de vida.

Motorista Cidadão
Motorista Cidadão
Treinamento

A concepção do Programa foi idealizada a partir de duas estratégias bem definidas, “a gestão do clima organizacional” e a “gestão de desempenho”, a primeira tem como foco aumentar o conhecimento sobre a satisfação e motivação das pessoas, desta forma, os líderes têm oportunidade de atender de forma mais harmoniosa as suas necessidades. A segunda visa entender os conceitos de desempenho e a melhor forma de alinhamento com as estratégias da organização. Participam deste programa todos os líderes já atuantes e líderes em potencial.

O Programa conta com 20 módulos de estudo, 10 para cada estratégia, e versa sobre os mais variados temas, tais como: Relacionamento Interpessoal, Inteligência Emocional, Gestão de Conflitos, Avaliação de Desempenho, Gestão de Tempo, Gestão do conhecimento, entre outros.

Liderança
Treinamento Liderança

O programa de treinamento da Flores é construído anualmente, tendo como base o mapa funcional de competências, onde estão definidas as competências que cada cargo deve desenvolver, as novas competências são determinadas pelos gestores dos processos da organização, por meio das entrevistas realizadas pela área de treinamento para o levantamento de necessidade de treinamento e os treinamentos obrigatórios do Sistema de Gestão Integrado. Entre os módulos aplicados na Flores podemos destacar os módulos de básico operacional, que são ministrados pelos instrutores da organização, a escola de formação para motoristas, os treinamentos voltados para a qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho. O programa anual de treinamento tem orçamento próprio, sendo avaliado e autorizado pela diretoria.

Adotamos a política pública de Aprendizagem Profissional, que proporciona a qualificação sócio profissional e a inserção de jovens entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho. A carga horária desse jovem é dividida entre a empresa e uma instituição de qualificação, que ministra curso de aprendizagem. Parte significativa dos aprendizes já formados são contratados e incorporados ao quadro funcional da empresa.

Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz

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