As políticas de Gestão de Pessoas, enquanto referências estratégicas da empresa representam intenções, que foram cuidadosamente pensadas no intuito de orientar as ações no cumprimento da Missão e na realização da Visão de Futuro. A Gestão de Pessoas ocorre por meio da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores, desta forma, são potencializados os pontos fortes e a geração de valor para a organização.

Para estimular o alto desempenho dos colaboradores, A Flores implementou com sucesso as seguintes práticas de gestão de pessoas:

Participação nos Resultados (PLR): O programa de participação nos resultados representa um dos principais instrumentos de administração de desempenho, pois apoiado em metas dos principais indicadores da empresa estabelece as condições e premissas para reconhecimento e recompensa. Todos os colaboradores participam do programa. Após o final de cada semestre, são apurados os resultados e efetivados os pagamentos em folha.

Plano de Carreira: No ano 2000 foi implantado o plano de carreira, com o objetivo de estimular a profissionalização, reter os talentos, atualizando e aperfeiçoando a técnica dos colaboradores por meio da oferta de carreiras profissionais alinhadas e integradas à cadeia de valor, ao negócio da empresa e à identidade estratégica organizacional. A liderança tem um papel fundamental neste processo, pois os talentos são identificados e avaliados pelos mesmos.

Quando surge uma oportunidade em qualquer processo, a seleção é feita junto aos colaboradores inscritos no banco de talentos, de acordo com o cargo de interesse do mesmo.

As carreiras são desenvolvidas em “Y”, onde as progressões e promoções são os impulsionadores da mobilidade e permitem aos ocupantes dos cargos de apoio operacional migrar para as carreiras de especialistas ou para as carreiras de liderança.

Café da Manhã com a Diretoria: Desde 2006 a diretoria da empresa recebe regularmente para um café da manhã, grupos de colaboradores dos processos de Operação, Manutenção e Administração para um bate papo descontraído, em que são tratados temas do interesse de todos.

Motorista Zero Acidente: A empresa reconhece motoristas que não se envolvem em acidentes por um período mínimo de três anos consecutivos. Os motoristas e seus familiares são homenageados em solenidade realizada no auditório da empresa. Como premiação recebem troféus e um presente especial, ao final do evento todos participam de um coquetel. O evento marca o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, realizada sempre no mês de setembro.

Motorista Super Meta: Com base no ranking da média de óleo diesel, mensalmente é eleito o motorista super-meta. Ao conquistar esta distinção três vezes no semestre, o profissional, é beneficiado com um dia de folga remunerada. Para auxiliar o cumprimento da meta, eles contam com o auxílio de instrutores e com mecanismos de controle.

Folga Legal: O quadro de lotação da Operação proporciona folgas aos sábados, domingos e rodízio (escala 5 x 1). Em cada linha existe um número disponibilizado de folgas de cada tipo. A cada quatro meses é formado um ranking que considera o desempenho dos profissionais. Esta classificação dá o direito de escolha das folgas a quem estiver melhor colocado.

Transportes Flores © 2016. Todos direitos reservados.

logo JAL