O objetivo desta iniciativa é aumentar a atenção com relação aos procedimentos de segurança e estimular o compromisso e responsabilidade quanto a sua própria segurança. O DDS elege um tema a cada mês e, a cada dia, um setor da Manutenção é visitado por um de nossos técnicos em segurança do trabalho e dedica 10 minutos ao tema escolhido.

Viva + com Saúde
Viva + com Saúde

Esta norma define princípios gerais e requisitos auditáveis em Sistemas de Gestão relativos à Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Tem caráter preventivo e estabelece os requisitos, bem como política e objetivos de saúde e segurança no trabalho, na organização, e acompanha seu desempenho. Prevenindo os riscos e evitando prejuízos à integridade física dos colaboradores. Além disso, a empresa passa a contar com um ambiente mais seguro e produtivo.

É importante conhecer e avaliar quais são os perigos e riscos ocupacionais de trabalhos executados pelos colaboradores e pelas pessoas que trabalham em nome da organização, para que desta forma se possam utilizar os meios adequados para neutralizá-los ou até elimina-los. No processo de levantamento de Perigos e Riscos do Trabalho, há participação efetiva dos colaboradores que são os maiores interessados nas iniciativas de prevenção.

Tem como objetivo promover e prevenir a saúde dos colaboradores, por meio do rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados com o trabalho. Um dos programas mais conhecido é o PCMSO que determina uma sequência de etapas a serem seguidas:

  • Avaliação dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, por meio de visitas in loco, comparando as informações contidas nas avaliações de riscos ambientais – PPRA (Programa de Proteção a Riscos Ambientais);
  • Recomendações de medidas preventivas para atenuação e/ou redução dos riscos ocupacionais, de modo a preservar a saúde do trabalhador;
  • Programação e realização de exames médicos clínicos periódicos e, complementares, quando necessário;
  • Visitas periódicas aos ambientes de trabalho para verificação do cumprimento das medidas propostas;
  • Ações para rastreamento epidemiológico de doenças não ocupacionais;
  • Elaboração do relatório e planejamento anual;
  • Registros dos dados.
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde

Em 2017 a Semana Ação JAL, passou a integrar três eventos em um só: a SIPAT (Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho), a SVVT (Semana de Valorização da Vida do Trabalhador) e a Semana do Meio Ambiente.

Inspirada na “Ação Global”, da Rede Globo, a Semana tem como objetivo reunir em um mesmo evento os debates acerca dos temas antes tratados em eventos separados, bem como oferecer serviços úteis aos colaboradores do Grupo JAL.

Os temas tratados são: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Quiz de segurança, aulas de ginástica laboral, orientação quanto a coleta seletiva, shiatsu, orientação sobre o uso dos EPIs, Diálogo Diário de Segurança e jogos interativos sobre os temas abordados.

Ação JAL
SVVT
SVVT
SVVT
 
 
 
 

Transportes Flores © 2016. Todos direitos reservados.

logo JAL