O objetivo desta iniciativa é aumentar a atenção com relação aos procedimentos de segurança e estimular o compromisso e responsabilidade quanto a sua própria segurança. O DDS elege um tema a cada mês e, a cada dia, um setor da Manutenção é visitado por um de nossos técnicos em segurança do trabalho e dedica 10 minutos ao tema escolhido.

Viva + com Saúde
Viva + com Saúde

Esta norma define princípios gerais e requisitos auditáveis em Sistemas de Gestão relativos à Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Tem caráter preventivo e estabelece os requisitos, bem como política e objetivos de saúde e segurança no trabalho, na organização, e acompanha seu desempenho. Prevenindo os riscos e evitando prejuízos à integridade física dos colaboradores. Além disso, a empresa passa a contar com um ambiente mais seguro e produtivo.

É importante conhecer e avaliar quais são os perigos e riscos ocupacionais de trabalhos executados pelos colaboradores e pelas pessoas que trabalham em nome da organização, para que desta forma se possam utilizar os meios adequados para neutralizá-los ou até elimina-los. No processo de levantamento de Perigos e Riscos do Trabalho, há participação efetiva dos colaboradores que são os maiores interessados nas iniciativas de prevenção.

Tem como objetivo promover e prevenir a saúde dos colaboradores, por meio do rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados com o trabalho. Um dos programas mais conhecido é o PCMSO que determina uma sequência de etapas a serem seguidas:

  • Avaliação dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, por meio de visitas in loco, comparando as informações contidas nas avaliações de riscos ambientais – PPRA (Programa de Proteção a Riscos Ambientais);
  • Recomendações de medidas preventivas para atenuação e/ou redução dos riscos ocupacionais, de modo a preservar a saúde do trabalhador;
  • Programação e realização de exames médicos clínicos periódicos e, complementares, quando necessário;
  • Visitas periódicas aos ambientes de trabalho para verificação do cumprimento das medidas propostas;
  • Ações para rastreamento epidemiológico de doenças não ocupacionais;
  • Elaboração do relatório e planejamento anual;
  • Registros dos dados.
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
      

Realizado em parceria com a Medicina Preventiva da Unimed – Nova Iguaçu, visa à construção do perfil de saúde dos colaboradores da Flores e ao desenvolvimento de ações preventivas, orientações, dicas sobre alimentação, exercícios físicos, de postura e sobre saúde mental. A equipe do projeto é formada por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e enfermeira as profissionais entrevistam os colaboradores e propõem desafios pessoais a serem atingidos periodicamente.

Logo viva mais com saude
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde
Viva + com Saúde

O evento acontece no mês de maio, com o objetivo de promover a cultura de prevenção às doenças (em especial as ocupacionais) e acidentes de trabalho, sempre reforçando os conceitos de saúde e segurança no trabalho

SVVT
SVVT
SVVT
SVVT

A semana interna de prevenção de acidentes do trabalho e meio ambiente acontece anualmente, no mês de agosto. A programação é composta por atividades que tratam da segurança e saúde do colaborador e da preservação do meio ambiente. A cada ano é abordado um tema diferente. Para motivar a participação das pessoas, os organizadores utilizam as mais diversas técnicas de motivação para engajar os colaboradores e alcançá-los cada vez em maior número.

SIPATMA 1
SIPATMA 2
SIPATMA 3
SIPATMA 4

Transportes Flores © 2016. Todos direitos reservados.

logo JAL