O ano de 2013 foi, definitivamente, um marco na trajetória da Flores. Esta conquista foi um feito inédito no setor de transporte coletivo por ônibus do Estado do Rio de Janeiro – a certificação do Sistema de Gestão Integrado, que engloba as normas: NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão a Qualidade; NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho.

ISO 9001

Coube ao Bureau Veritas, segundo maior grupo do mundo em avaliação da conformidade e certificação nas áreas da qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social (QSMS) e líder mundial em serviços de QSMS, a avaliação de desempenho do SGI.

O Bureau Veritas continua realizando auditorias periódicas de conformidade atestando a conformidade do SGI e consequentemente a manutenção do certificado.

O Sistema de Gestão Integrado da Flores é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas para implementar políticas e atingir objetivos de forma mais eficiente. O "SGI" foi preparado para o desenvolvimento da Gestão da Qualidade, da Gestão do Meio Ambiente e da Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho.

SGI

Para o sucesso de um Sistema de Gestão Integrado é preciso estabelecer um conjunto de objetivos, metas e programas que esteja alinhado com sua política, desta forma, é possível sustentar as estratégias desenhadas e avaliar a eficácia dos resultados apontados por estas iniciativas. Dentre os principais objetivos temos:

  • Atender requisitos dos serviços e processos, para melhoria do desempenho e o sistema de Gestão da Qualidade.
  • Avaliar os impactos ambientais significativos e os perigos de forma que elimine ou minimize os impactos ambientais e elimine ou reduza a níveis aceitáveis os riscos inerentes às atividades e produtos.
  • Definir a direção e as prioridades para a melhoria contínua

São estabelecidas metas de desempenho específicas para medir e melhorar processos, conformidade do serviço, satisfação do cliente, comprometimento com a prevenção da poluição, atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização.

Os programas especificam os meios (como), os prazos (quando), os recursos para atingir as metas e os responsáveis pela sua implementação e acompanhamento.

Ao estabelecer o programa também são consideradas as opções tecnológicas, requisitos financeiros, operacionais, comerciais e a visão das partes interessadas.

Por fim, são aprovados pela Diretoria e analisados criticamente em cada reunião de análise crítica para verificar se foram atingidos e propor novos objetivos, quando aplicável.

O Grupo JAL, constituído por empresas prestadoras de serviços de transportes coletivo rodoviário de passageiros, no âmbito municipal e intermunicipal, em região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, tem como compromisso:
 

• Satisfazer as expectativas dos clientes e das partes interessadas, atendendo os requisitos dos clientes, os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis que impactem o Sistema de Gestão Integrado;

• Melhorar continuamente os processos do SGI que abrangem a Qualidade, o Meio Ambiente, a Segurança e a Saúde Ocupacional;

• Proteger o meio ambiente, prevenindo e reduzindo as emissões gasosas e trabalhando de forma continuada para a redução, reutilização e reciclagem dos insumos de produção, com foco no consumo consciente do óleo diesel;

• Construir postos de trabalho seguros e saudáveis e prevenir a ocorrência de lesões e doenças;

• Identificar e controlar os riscos de saúde e segurança, utilizando a hierarquia dos controles, visando eliminar ou reduzir os incidentes de trabalho;

• Estimular a participação dos colaboradores nos processos de tomada de decisão;

• Valorizar os colaboradores por meio de programas de capacitação, desenvolvimento e reconhecimento;

• Manter canais permanentes de comunicação junto ao público interno e externo.

Transportes Flores © 2016. Todos direitos reservados.

logo JAL