Aspectos são elementos resultantes das atividades, produtos ou serviços que podem interagir com o meio ambiente (causa). Os Impactos são qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica que resulte das atividades, produtos ou serviços de uma organização (efeito). Na Flores a identificação dos Aspectos e Impactos ambientais é realizada em todas as suas atividades que possam provocar impactos significativos sobre o meio ambiente para manutenção do sistema de gestão ambiental. O monitoramento é realizado no âmbito interno (sede) ou externo (operação da frota).

Cabine de pintura
Recic. água

É o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis (papel, plástico, metais e vidros), para que não sejam descartados como lixo. Internamente foram instalados Ecopontos em locais estratégicos para recolher os resíduos recicláveis provenientes das atividades internas. Cada Ecoponto é composto por coletores: azul (papel), vermelho (plástico), amarelo (metal), vidro (verde) e cinza (não reciclável).

Coleta Seletiva
Coleta Seletiva
Coleta Seletiva
Coleta Seletiva

É o processo de planejar, implantar, implementar e avaliar medidas sanitárias de controle em relação aos resíduos sólidos que contemplem a sua geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, visando a proteção da saúde do colaborador e do meio ambiente.

Os resíduos segregados em todas as áreas da Flores, são conduzidos para locais apropriados de armazenamento, sendo inventariados e transportados para disposição final considerando todos os aspectos legais.

Centrais Residuos

Centrais Residuos
Centrais Residuos
Centrais Residuos

Reciclagem de Papel

Reciclagem de Papel
Reciclagem de Papel
Reciclagem de Papel

Esta norma define os requisitos para certificação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA – de modo a garantir o gerenciamento dos aspectos e impactos significativos, tais como: emissões, efluentes líquidos, resíduos sólidos, contaminação do solo e uso dos recursos naturais e matérias-primas. O Sistema de Gestão Ambiental nos permite desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Este programa tem como objetivo realizar ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre as pessoas e o meio ambiente. Adotando esta prática é possível reduzir gastos, economizar e favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente). Mensalmente são contabilizadas as ações implementadas pelos setores da organização, considerando a quantidade economizada e a redução de custo. A ação também é avaliada quanto a sua eventualidade ou recorrência (permanente).

Transportes Flores © 2016. Todos direitos reservados.

logo JAL