Esta norma estabelece requisitos que auxiliam na melhoria dos processos internos. Tem por objetivo desenvolver e controlar a capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, e a manutenção da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. A empresa assume o compromisso de melhorar continuamente os ambientes de trabalho e a qualidade de vida das pessoas – clientes e colaboradores.

Os Processos Gerenciais e Práticas de Gestão são implementados para dar suporte as estratégias da organização e estão alinhados com o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade. Os destaques são:

Comissão de Ética e Disciplina: É um fórum de discussão e elaboração de políticas de relacionamentos com a força de trabalho, que promove a justiça interna, melhoria do clima organizacional e o aumento do nível de comprometimento da força de trabalho com o crescimento da Empresa. Este fórum representa um esforço da Diretoria em melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Grupos de Foco: É uma técnica qualitativa, onde o público alvo é representado por um grupo de pessoas que se reúne para debater sobre temas de interesse comum. A reunião é conduzida por um moderador (sociólogo, psicólogo, etc.) que explora os assuntos por meio de um roteiro previamente definido. A formação dos grupos considera os três processos: Operação, Manutenção e Administração. Ao final de cada reunião, é redigido um plano de iniciativas que segue para avaliação da Diretoria e Gerências visando a implantação das soluções que atendam as expectativas das partes envolvidas.

Programa 5S: O programa 5S foi implantado na Flores em 1997, com o objetivo de organizar o local de trabalho, mantendo-o arrumado, limpo, em condições padronizadas e com disciplina necessária para se realizar um bom trabalho. Auditorias mensais avaliam o desempenho dos sensos e oferecem oportunidades de melhoria dos processos aos líderes da organização.

logo Programa Cinco Esses

Times de Melhoria: São compostos por grupos de colaboradores que estudam as causas de problemas e propõem ações de melhoria utilizando ferramentas de gestão, como o MASP/PDCA por exemplo. Os times avaliam os resultados da média de óleo diesel, absenteísmo, reclamações procedentes de clientes, retornos à manutenção, socorro de veículos, viagens perdidas, prevenção de acidentes, limpeza e conservação da frota.

Reunião Time de melhorias

Padrões de Atendimento: A Flores desenvolveu padrões de atendimento interno e externo, que orientam e auxiliam os colaboradores em seu dia a dia de trabalho, visando prestar o melhor atendimento aos clientes e colaboradores. A ideia é tratar as pessoas com empatia. Sempre.

Ouvidoria Corporativa (canal “Vapt-Vupt”): É uma ouvidoria interna que se propõe a encaminhar e responder as demandas originadas dos colaboradores de forma rápida e eficiente. O retorno de cada questionamento é feito diretamente ao interessado.

Clima Organizacional: Anualmente são realizadas pesquisas internas para medir o clima da organização. Para a empresa esta prática serve como um diagnóstico do processo de Gestão de Pessoas, que está diretamente ligado ao comprometimento, produtividade, e consequentemente ao trabalho que realizam. É importante também para conhecer os pontos fortes e oportunidades de melhorias que possam tornar a empresa um lugar cada vez melhor para se trabalhar.

 

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