Os Processos Gerenciais e Práticas de Gestão são implementados para dar suporte as estratégias da organização e estão alinhados com o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade. Os destaques são:
Comissão de Ética e Disciplina: É um fórum de discussão e elaboração de políticas de relacionamentos com a força de trabalho, que promove a justiça interna, melhoria do clima organizacional e o aumento do nível de comprometimento da força de trabalho com o crescimento da Empresa. Este fórum representa um esforço da Diretoria em melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Grupos de Foco: É uma técnica qualitativa, onde o público alvo é representado por um grupo de pessoas que se reúne para debater sobre temas de interesse comum. A reunião é conduzida por um moderador (sociólogo, psicólogo, etc.) que explora os assuntos por meio de um roteiro previamente definido. A formação dos grupos considera os três processos: Operação, Manutenção e Administração. Ao final de cada reunião, é redigido um plano de iniciativas que segue para avaliação da Diretoria e Gerências visando a implantação das soluções que atendam as expectativas das partes envolvidas.
Programa 5S: O programa 5S foi implantado na Flores em 1997, com o objetivo de organizar o local de trabalho, mantendo-o arrumado, limpo, em condições padronizadas e com disciplina necessária para se realizar um bom trabalho. Auditorias mensais avaliam o desempenho dos sensos e oferecem oportunidades de melhoria dos processos aos líderes da organização.